Neste domingo (12), o prefeito de Codó, Francisco Nagib, editou um decreto onde está liberando o funcionamento do comércio.

A decisão de Nagib acontece um dia após o governador do Maranhão, Flávio Dino, ter deixado claro que caberia aos gestores municipais analisar a situação dos seus municípios para tomar decisões como a reabertura do comércio, que estava fechado desde o primeiro decreto do governador.

No entanto, Nagib deixou claro que os comerciantes terão que seguir algumas normas para evitar a propagação do novo coronavírus. O prefeito assegurou que a Vigilância Sanitária de Codó ficará fiscalizando o cumprimento dessas normas.

“Oficializo novo Decreto Municipal n° 4.223 de 12 abril que autoriza com restrições a abertura dos estabelecimentos comerciais, observando no parágrafo único as regras do anexo III do Decreto Estadual nº 35.731, de ontem 11 abril. Ou seja: estamos autorizando a reabertura dos estabelecimentos comerciais em Codó e autorizando a Vigilância Sanitária, a partir desta segunda, a fiscalizar o cumprimento das normas de combate à Covid-19”, disse no decreto.

É importante destacar também que, até o momento, a cidade de Codó não registrou nenhum caso do novo coronavírus.

Vale lembrar que, pela quantidade de casos registrados na região metropolitana, o governador prorrogou, até o dia 20 de abril, o fechamento do comércio apenas na Ilha de São Luís (que compreende os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).