O deputado federal Pedro Lucas (PTB), diante do momento crítico na saúde brasileira por conta do novo coronavírus, já pediu ao pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que, enquanto durar a pandemia, os reajustes das mensalidades dos planos de saúde sejam suspensos.

A ideia do deputado maranhense é evitar que a crise econômica provocada pela doença e a queda nos rendimentos de empregados para manter o pagamento das mensalidades, provoque uma saída em massa das pessoas dos planos de saúde, após um eventual reajuste. A situação poderia acarretar em mais problemas para o sistema público de saúde.

“A gradual e inevitável desaceleração da economia nacional repercutirá diretamente no pagamento dos salários dos empregados e, por conseguinte, na grande dificuldade dos empregadores de garantir os pagamentos de empréstimos, financiamentos e recolhimentos tributários, no aumento exponencial no nível de desemprego no país e na perda de renda e poder de compra dos trabalhadores”, solicitou Pedro Lucas em ofício enviado ao ministro no último dia 8 de abril.

A iniciativa do deputado maranhense foi destacada pela Revista Veja (veja aqui).

Agora é aguardar e conferir.