Enquanto o Brasil foca, quase que exclusivamente, na pandemia do coronavírus, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), durante a semana, demonstrou uma preocupação com outra doença até mais fatal, que é a gripe H1N1.

Eduardo Braide solicitou, junto ao Ministério da Saúde, a antecipação da vacina contra Influenza (H1N1) no Maranhão. O pedido do deputado maranhense foi baseado em dados apresentados pela Sociedade de Puericultura e Pediatria do Estado, que apontam para um surto epidemiológico (reveja).

Já nesta quarta-feira (18), o próprio Eduardo Braide anunciou que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde já estão tratando da antecipação para o dia 23 de março da vacina contra H1N1 às crianças do Maranhão.

“O Ministério da Saúde entrou em contato comigo para falar sobre a possibilidade de antecipar a vacinação contra H1N1 para as nossas crianças. Diante disso, mantive contato pessoalmente com o secretário de Estado da Saúde. As duas equipes, tanto do Ministério quanto da Secretaria de Estado da Saúde já estão em contato para que, além dos idosos e profissionais de saúde, as crianças sejam vacinadas já a partir da próxima segunda-feira (23)”, explicou o deputado.

Nacionalmente – A iniciativa importante e preventiva de Eduardo Braide acabou sendo destaque na imprensa nacional.

A colunista Mônica Bérgamo, da Folha UOL, fez questão de destacar a solicitação de Braide ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em prol do estado do Maranhão.

A solicitação demonstra que Eduardo Braide está preparado mesmo para o cargo que pretende concorrer em 2020. Além da preocupação com o coronavírus, Braide focou em algo extremamente grave, mas que ia passando despercebido por muita gente.

Braide está pronto para ser prefeito de São Luís e cuidar das pessoas, como um bom gestor e comprometido com seu povo, deve fazer.

É  aguardar e conferir.