Quem imaginava que o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) não estava articulando politicamente pensando em 2022, estava enganado e os próximos dias irão comprovar isso.

Dentro dos próximos dias o Republicanos deve ser um dos principais partidos na Assembleia Legislativa do Maranhão. O partido que terminou 2019 sem nenhum deputado estadual, deve passar a ter cinco ou seis parlamentares.

O primeiro a desembarcar foi Duarte Júnior, que deixou o PCdoB, para disputar a Prefeitura de São Luís. Fábio Macedo já deixou o PDT e deve anunciar, nos próximos dias, sua ida para o Republicanos.

Mas a lista não para por aí, outros quatro deputados já estariam apalavrados para ingressar no Republicanos. A ideia é começar, desde agora, nas eleições de 2020, fortalecer o partido de Carlos Brandão, que assumirá o Governo do Maranhão em 2022 e pretende disputar a reeleição.

Na contramão está o PDT, comandado no Maranhão pelo senador Weverton Rocha. O partido já perdeu dois deputados estaduais -Yglesio Moises e Fábio Macedo – e vai perder um federal, Gil Cutrim.

E cada vez será mais nítido a divisão do grupo de Brandão e do grupo de Weverton, afinal 2022 é bem ali.

É aguardar e conferir.