O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), como líder do grupo político que comanda os dois principais Executivos do Estado, não tem feito nenhum esforço para esconder a estratégia de “consórcio” para a disputa pela Prefeitura de São Luís.

O primeiro e maior objetivo de Flávio Dino nas eleições de 2020 é evitar que o líder das pesquisas eleitorais, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), vença a disputa no 1º Turno e para isso montou um “consórcio” de pré-candidatos.

Flávio Dino não tem se dedicado a pré-candidatura de nenhum dos membros do seu consórcio, nem mesmo na de Rubens Júnior, que é do mesmo partido. O pré-candidato do PCdoB conseguiu uma importante aliança com o PP, no quesito do tempo do horário eleitoral, mas Dino não compareceu ao evento.

Na última sexta-feira (28), Flávio Dino fez questão de publicizar que recebeu no Palácio dos Leões, o deputado federal e líder do PTB no Maranhão, Pedro Lucas, e o pré-candidato do DEM, o deputado estadual Neto Evangelista.

Eis que na segunda-feira (02), numa enorme coincidência, Pedro Lucas recebeu a visita de Neto Evangelista. O pré-candidato do DEM, que ainda não conseguiu oficializar nenhuma aliança, tenta dialogar com o PTB um acordo para 2020.

Ou seja, além de não fazer questão de esconder o “consórcio”, Flávio Dino ainda tem feito o papel de articulador e fortalecimento das pré-candidaturas.

É aguardar e conferir.