É natural que quando estejamos diante do “desconhecido”, isso nos gere medo e decisões desnecessárias, principalmente partindo de leigos, mas surpreende quando essa decisão parte da direção de uma das principais escolas particulares de São Luís.

Depois da confirmação do primeiro e, até agora, único caso confirmado de Coronavírus no Brasil e antes mesmo da Secretaria de Saúde do Maranhão informar que estaria investigando dois casos suspeitos, a Escola Crescimento tomou uma medida praticamente extrema e, nesse momento, totalmente desnecessária.

Através de e-mail aos pais e responsáveis dos alunos, a direção da escola orientou, como precaução, que “caso o aluno ou qualquer familiar mais próximo, tenha visitado um dos países abaixo listados, durante os últimos 15 dias, comunique-nos imediatamente e cumpra, no mínimo, 12 dias de observação, mesmo que não apresente os sintomas. Durante este período, solicitamos que o aluno não frequente o ambiente escolar. A escola se responsabilizará por enviar as atividades desenvolvidas e a realizar qualquer reposição que se faça necessária a esses alunos”.

Ou seja, o aluno nem precisa ter viajado para um desses países, basta que um parente mais próximo tenha ido, e mesmo sem apresentar nenhum sintoma, a Escola Crescimento já recomenda um isolamento de, no mínimo 12 dias. Veja abaixo o e-mail distribuído aos pais e responsáveis.

O alarmismo desnecessário contraria até as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde no Brasil, afinal se o procedimento correto de “precaução” fosse esse, logo na chegada de qualquer pessoa ao Brasil, oriunda desses países, elas ficariam imediatamente em quarentena, algo descartado nesse momento.

Espero que a Escola Crescimento tenha a mesma preocupação no combate a Dengue, doença que em 2019 matou aproximadamente 700 pessoas no Brasil, número 5 vezes maior que em 2018.

É necessário que tomemos as devidas preocupações para amenizar os danos que eventualmente serão ocasionados pelo Coronavírus no Brasil, mas não será com alarmismo desnecessário que faremos isso.

Fica a dica.