Um Projeto de Lei de autoria do deputado federal maranhense, Bira do Pindaré (PSB), tem suscitado debate e gerado polêmica sobre um assunto, infelizmente, ainda presente nos estádios de futebol, o racismo.

Bira do Pindaré, que também é pré-candidato à Prefeitura de São Luís, quer banir do futebol, por até cinco anos, o torcedor que cometer atos de racismo em estádios brasileiros, durante eventos esportivos.

A proposta do deputado maranhense sugere essa sanção por meio do acréscimo de um artigo no Estatuto do Torcedor, além das demais penalidades previstas no Código Penal Brasileiro.

Bira do Pindaré ainda ressalta que a responsabilidade por garantir o afastamento do torcedor racista seria do clube, que também pode ser punido caso não cumpra com a determinação. O clube brasileiro ficaria sujeito à multa e, caso a infração conste na súmula do árbitro, correria o risco de perder mando de campo por três jogos consecutivos.

Vale lembrar que dados apontam um crescimento da prática de racismo no Brasil, dentro dos estádios. Em 2018 foram 44 ocorrências no futebol brasileiro, mas o número subiu para 59 no ano passado.

A proposta de Bira do Pindaré deve ser debatida em audiências públicas antes de ser apreciado em Plenário, mas a expectativa é que o PL seja votado ainda neste ano.

É aguardar e conferir.