Em setembro de 2019, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou conceder ao jornalista americano Glenn Greenwald, a maior honraria do parlamento estadual, a medalha Manuel Beckman.

Na época, Greenwald estava no cerne de um debate sobre a operação Lava Jato. O jornalista americano é um dos fundadores do site The Intercept, e que estava sendo responsável pelos vazamentos de supostas conversas e áudios entre procuradores da Lava Jato e o então juiz federal Sérgio Moro, atualmente ministro da Justiça.

A indicação da medalha Manuel Beckman para o jornalista Glenn Greenwald, aprovada por unanimidade entre os deputados presentes, foi de autoria do único deputado do PT na Assembleia Legislativa, Zé Inácio (reveja).

No entanto, nas duas últimas semanas, o site The Intercept tem sido responsável por matérias muito fortes contra o governador do Maranhão, Flávio Dino. As reportagens fazem ilações entre o comunista e a China, no despejo de famílias da comunidade Cajueiro, zona rural de São Luís.

Na reportagem “Como a grana da China desaloja pobres no Maranhão – com o aval de Flávio Dino”, o The Intercept Brasil destaca que foi graças a uma série de decisões tomadas pelo governador Flávio Dino, durante quase cinco anos de gestão, que construiu-se o cenário que levou à violência contra moradores do Cajueiro.

As reportagens geraram duras críticas ao comunista, principalmente em meio a ativistas e esquerdistas. Flávio Dino reagiu, mas sem poder muito criticar o The Intercept, afinal foi árduo defensor durante o episódio da Vaza Jato.

Diante desse novo cenário e como o PT no Maranhão é aliado do governador e historicamente PT e PCdoB “caminham juntos”, nos resta perguntar: Greenwald ainda será homenageado na Assembleia Legislativa, meu caro Zé Inácio ???

É aguardar e conferir.