Se alguém ainda tinha dúvida da estratégia que o grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB), iria utilizar nas eleições de 2020, na capital maranhense, essas dúvidas não existem mais.

Nesta sexta-feira (14), o PROS, comandado no Maranhão pelo deputado federal Gastão Vieira, anunciou oficialmente a filiação na legenda e a consequente pré-candidatura do deputado estadual Yglesio Moyses à Prefeitura de São Luís.

O natural seria o PROS apoiar a pré-candidatura do secretário de Cidades do Maranhão, Rubens Júnior, afinal Gastão assumiu justamente a vaga do candidato do PCdoB na Câmara Federal.

No entanto, a filiação de Yglesio no PROS, a sexta de políticos e/ou partidos ligados ao grupo de Flávio Dino (PCdoB), confirmam que estão todos juntos e misturados.

O tal consórcio de candidatos tem um único objetivo, evitar que o líder disparado nas pesquisas eleitorais, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), vença a eleição no 1º Turno.

Além das candidaturas de Yglesio Moyses (PROS) e Rubens Júnior (PCdoB), existem outras quatro pré-candidaturas ligadas ao grupo de Flávio Dino, são elas: Neto Evangelista (DEM), Duarte Júnior (Republicanos), Bira do Pindaré (PSB) e Carlos Madeira (Solidariedade).

Só que esse número pode ainda aumentar, uma vez que o PT e o PTB, juntamente com o Cidadania, estudam a possibilidade de anunciarem pré-candidaturas à Prefeitura de São Luís.

Resta saber como o eleitor entenderá tudo isso.

É aguardar e conferir.