Atendendo a requerimento da deputada estadual Thaiza Hortegal, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, por meio de seu presidente, o deputado Duarte Júnior, realizou fiscalização nos ferry-boats no Terminal de Ponta da Espera, em São Luís, na manhã desta segunda-feira (10).

Além de Duarte e Thaiza, o também deputado estadual Wellington do Curso esteve presente na vistoria, bem como representantes da MOB, Vigilância Sanitária, PROCON, Capitania dos Portos e EMAP.

O primeiro ferry vistoriado foi o Cidade de Alcântara da empresa Internacional. E na volta do Cujupe, foi a vez da embarcação Cidade de Araioses, da Serviporto.

“O kit de primeiros socorros não está como previsto na Lei 11.148/2019 de minha autoria. Apenas curativos não salvam vidas, precisam ter o ambulatório, medidores de pressão e glicemia, cilindro de oxigênio, e outros instrumentos para tirar paciente do risco de morte. Fora os mesmos problemas de sempre como atrasos das viagens, banheiros sujos, lixo acumulado, assentos desconfortáveis, coletes sem identificação, péssima qualidade dos produtos vendidos nas lanchonetes e panes em alto mar”, disse a deputada Thaiza Ortegal.

Ainda devem ser realizadas audiências públicas para tratar do assunto, tanto em Pinheiro quanto em São Luís. A ideia é chamar as duas empresas que realizam o serviço para assinarem um termo de compromisso e melhorarem, em todos os aspectos, o atendimento ao usuário do ferry-boat no Maranhão.

É aguardar e conferir.