Na última semana, o instituto DataIlha foi o primeiro a divulgar uma pesquisa em 2020 para a disputa pela Prefeitura de São Luís (reveja). No entanto, o instituto fez outros levantamentos, inclusive para o Governo do Maranhão, nas eleições de 2022.

A pesquisa foi expontânea, onde não são apresentados nomes, e não poderia ser diferente, afinal ainda faltam quase três anos para o pleito eleitoral.

No entanto, chamou a atenção que o nome mais citado pelos entrevistados para assumir o Governo do Maranhão foi justamente o da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

De acordo com o levantamento, Roseana teria 8,6% e o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) foi o segundo com 5,8%, os demais citados não alcançaram 1,5%.

Lembrando que o levantamento foi feito exclusivamente em São Luís, onde teoricamente o grupo político de Roseana sempre teve maior dificuldade, tanto que o comando da Prefeitura de São Luís está sob o comando dos adversários do Sarney por cerca de 40 anos.

Roseana não confirmou se ainda voltará a ser testada nas urnas, mas se for será mesmo em 2022, não em 2020, mas seria preciso saber o que pretenderia disputar a ex-governadora, que prometeu, nessas eleições que se aproximam, visitar alguns municípios do Maranhão, para ajudar aliados políticos no pleito eleitoral.

É aguardar e conferir.

Obs: A pesquisa foi contratada pelo Blog do jornalista Clodoaldo Correa e registrada sob número MA-01492. O levantamento ouviu 980 eleitores, entre 29 e 31 de janeiro. A pesquisa tem um intervalo de confiança visado de 95 %, com margem de erro de 3,3%.