Nesta quinta-feira (06), a Assembleia Legislativa do Maranhão, em regime de urgência, aprovou o reajuste dos professores da rede pública estadual de ensino, o projeto 002/2020 foi aprovado da maneira que chegou ao parlamento do Executivo.

A oposição ainda tentou adiar a votação para debater com a categoria, mas a base governista, ampla maioria na Assembleia Legislativa, decidiu pela aprovação do projeto com urgência.

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) ainda tentou a aprovação de uma emenda, que foi conversada com os professores, mas a base governista rejeito a iniciativa. A emenda tinha como objetivo conceder o reajuste linear de 17,49% para toda a categoria, mas foi rejeitada durante sessão plenária pelos deputados da base governista que votaram contra.

“Apenas 23% dos professores vão receber o reajuste de 17,49%, mas a maioria irá receber um reajuste de 5%, o que não satisfaz a categoria”. declarou Adriano que, mesmo após a rejeição da sua emenda, votou a favor do projeto, por entender que todo o reajuste é importante para valorizar a classe e a educação.

Mentira – O deputado César Pires (PV) criticou duramente o governador Flávio Dino pela forma desrespeitosa com que tratou os professores estaduais no processo de votação do projeto. Para o parlamentar – que tentou convencer os governistas a discutir a matéria com a categoria antes de colocá-la em votação na Assembleia
Legislativa -, o governo mente ao afirmar que paga o maior piso do Brasil e impõe grande prejuízo à categoria quando desrespeita o Estatuto do Magistério.

“Em toda a minha trajetória política, nunca votei contra os professores. E em respeito aos educadores, jamais participarei de qualquer manobra que desrespeite direitos daqueles que têm a honrosa missão de levar conhecimento e formar cidadãos conscientes”, afirmou César Pires, que votou contra o projeto para manter sua coerência e atendendo aos apelos dos professores que acompanharam a votação, já que a proposta não respeitou o Estatuto do Magistério, construído com muito sacrifício.