O presidente da República, Jair Bolsonaro, utilizou as redes sociais para reafirmar que mesmo com a tentativa do Governo Federal de tentar baixar o preço dos combustíveis, não houve alteração nos postos.

Bolsonaro lembrou que o Governo Federal baixou pela terceira vez consecutiva o preço dos combustíveis, mas que a diminuição não chegou aos postos. O presidente da República atribuiu essa situação ao fato dos governadores não reduzirem o ICMS.

“Pela terceira vez consecutiva baixamos os preços da gasolina e diesel nas refinarias, mas os preços não diminuem nos postos, por que? Porque os governadores cobram, em média 30% de ICMS, sobre o valor médio cobrado nas bombas dos postos e atualizam apenas de 15 em 15 dias, prejudicando o consumidor. Como regra, os governadores não admitem perder receita, mesmo que o preço do litro nas refinarias caia para R$ 0,50 o litro”, afirmou.

Bolsonaro ainda deixou claro que, apesar da má vontade dos governadores nesse assunto, o Governo Federal pretende apresentar ao Congresso Nacional uma proosta para alterar a cobrança de ICMS dos combustíveis e estimular a redução dos preços cobrados dos consumidores nos postos.

“Mudar a legislação por Lei Complementar de modo que o ICMS seja um valor fixo por litro, e não mais pela média dos postos (além de outras medidas). O Presidente da República encaminhará proposta ao Legislativo e lutará pela sua aprovação”, finalizou.

É aguardar e conferir, já que o consumidor não aguenta mais o alto valor do combustível.