A cada dia, os noticiários mundiais trazem informações de que os casos de contaminação com o coronavírus estão aumentando em todo o mundo. No Brasil, há suspeita de que nove pessoas estejam com o vírus.

E devido a este perigo da contaminação virar uma epidemia que o deputado estadual Adriano Sarney (PV) encaminhou ofício ao Ministério da Saúde para que seja criada uma força tarefa no Maranhão. E o parlamentar tem razão de pedir uma ação imediata para o estado que garanta possibilidade de lidar com casos do vírus.

São Luís é uma cidade portuária e, por aqui, atracam centenas de navios oriundos do mundo todo, sendo que os principais são da Ásia e deste continente, a maior parte é da China, país onde teve início os casos do coronavírus.

Por enquanto, ainda não há resposta do Ministério da Saúde. O deputado Adriano Sarney garante que vai cobrar uma iniciativa do Governo Federal para proteger a população do Maranhão.

Pela proposta do parlamentar, a comissão especial deve ser composta por membros da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, Anvisa, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde e de institutos como Instituto Evandro Chagas (IEC) e Fiocruz, entre outros, para que estudem medidas de preparação, orientação e controle para um possível atendimento de casos suspeitos de “coronavírus” no Maranhão.

É aguardar que o Ministério da Saúde se manifeste e que a resposta seja positiva.

Estado Maior