Na sua passagem por São Paulo, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), voltou a conceder entrevista à imprensa nacional e voltou a rasgar elogios ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Nesta quinta-feira (23), foi divulgada uma entrevista realizada no dia 17 de janeiro em que o comunista concedeu, em conjunto, a UOL/Folha e novamente abordou as eleições de 2022.

Flávio Dino afirmou que é preciso a união da Esquerda, mas que isso só é possível com a participação e liderança do ex-presidente Lula. Questionado sobre Lula comandando esse processe, veja abaixo o que disse o comunista.

“Se Deus quiser, sou um homem de muita fé, rezo todos os dias. Lula é a maior liderança popular da vida brasileira. Em cem pesquisas, dará o Lula como um dos três maiores presidentes da vida brasileira”, afirmou.

O governador maranhense disse que o antipetismo não existe, reafirmou que a prisão de Lula foi arbitrária e que o petista teriam totais condições de vencer as eleições de 2022.

“Não existe antipetismo. Lembremos que o ex-presidente Lula foi arbitrariamente preso em abril, faltando pouco tempo para eleição. Pesquisas recentes mostram que o ex-presidente Lula teria todas as condições de ganhar uma eleição, se disputasse hoje contra qualquer candidato”, destacou.

Sobre o encontro que teve com o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, criticado pelo PT, Dino disse que não viu problema algum e que inclusive o convidou para visitar o Maranhão. O comunista deixou claro que está aberto para o diálogo, inclusive com o próprio Huck.

“Muito positiva, ele foi muito gentil, apresentou uma concepção dele acerca da necessidade de haver diálogo na vida brasileira, conversamos um pouco sobre essas experiências. Eu lhe convidei para visitar o Maranhão. Não houve debate sobre 2022 porque não tem sentido prático, temos uma estrada muito longa até lá. Sozinho, não faço nenhum tipo de aliança. Integro um partido político. Não posso descartar [a chapa com Huck], primeiro porque seria mal-educado da minha parte. Em segundo lugar, porque eu não sei exatamente para onde o conjunto de forças da esquerda vai caminhar”, afirmou.

Flávio Dino finalizou a entrevista discordando daqueles que afirmam que o PCdoB não pode ter um candidato à Presidência da República, principalmente por conta da religião (lembrando que o próprio Lula comentou o assunto em entrevista recente). O comunista disse que venceu as eleições no Maranhão com o apoio de todas as religiões e que o PCdoB não é um partido antirreligioso.

“Os mesmos que diziam que eu não posso concorrer à presidência pelo PC do B são aqueles que achavam que eu jamais seria governador do Maranhão pelo PC do B. Nós vencemos, com o apoio de católicos, evangélicos e de outras religiões. Isso não constitui um obstáculo. Não é verdade que o PC do B seja um partido antirreligioso”, finalizou.

Clique aqui e leia a entrevista completa de Flávio Dino ao UOL/Folha.