A maioria dos grandes partidos brasileiros, mesmo faltando menos de dez meses para as eleições de 2020, seguem totalmente indefinidos para a disputa eleitoral na capital maranhense.

A bem da verdade, apenas cinco legendas – PODEMOS, PV, DEM, SOLIDARIEDADE e PSB – parecem já terem definidos seus posicionamentos para 2020 em São Luís.

O PODEMOS tem como pré-candidato o deputado federal e líder das pesquisas, Eduardo Braide. No PV, o deputado estadual Adriano Sarney é o pré-canddiato confirmado. O DEM, por sua vez, tem como pré-candidato o deputado estadual Neto Evangelista. Já o PSB tem como pré-candidato o deputado federal Bira do Pindaré e o SOLIDARIEDADE tem como pré-candidato o ex-juiz federal, Carlos Madeira.

Essas cinco legendas já definiram seus caminhos para 2020 na capital maranhense, mas a maioria dos partidos seguem indefinidos. O Blog destaca abaixo alguns desses partidos indecisos para 2020.

O PCdoB tem duas pré-candidaturas, Rubens Júnior (deputado federal e secretário de Cidades) e Duarte Júnior (deputado estadual). A definição deve sair em março, mas nitidamente a preferência da cúpula comunista é por Rubens Júnior, mas o problema é que a candidatura preferida não conseguiu ultrapassar 1% nas pesquisas eleitorais do mês passado. Já Duarte é o melhor nome do grupo político de Flávio Dino nas pesquisas eleitorais, único a alcançar dois dígitos.

O MDB insiste, em vão, na pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney. Como Roseana não deve disputar e o MDB não teria outro nome, a tendência é se coligar com outro partido, provavelmente o DEM.

O PT, como deixou claro o próprio ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, não deverá ter candidatura própria em São Luís. A possibilidade maior é de apoiar a candidatura do PCdoB.

O PSL, o partido que mais cresceu nas últimas eleições, ainda não definiu um nome para 2020 em São Luís. O partido ainda está assimilando a saída do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, da legenda.

Já o PP, CIDADANIA, PSD e PRB, são quatro partidos que afirmam que pretendem disputar as eleições com candidaturas próprias, mas seguem em compasso de espera e não confirmaram nenhum nome.

Sendo assim, é aguardar e conferir.