O Grupo Mirante de Comunicação divulgou, nesta terça-feira (14), a primeira pesquisa eleitoral de 2020, o levantamento foi feito pela Escutec e analisou o cenário na cidade de Codó.

De acordo com a pesquisa, o ex-prefeito e deputado estadual, Zito Rolim e o atual prefeito da cidade, Francisco Nagib, aparecem bem posicionados e liderando a disputa.

A Escutec fez dois levantamentos estimulados, um colocando Zito Rolim e outro colocando Francisco Nagib, já que estão no mesmo grupo político, e de acordo com o resultado, a vantagem do ex-prefeito seria ainda maior diante dos adversários.

No primeiro cenário, Francisco Nagib aparece com 28% das intenções de voto, seguido próximo por Zé Francisco com 20%. Na sequência aparecem, Ricardo Archer com 12%, Camilo Figueiredo com 8%, Chiquinho do SAAE e Pedro Belo com 4% e o deputado estadual César Pires com 3%.

No segundo cenário, sem os nomes do Francisco Nagib e do Zé Francisco, a vantagem é de Zito Rolim e uma vantagem ainda maior para os oposicionistas em Codó.

O ex-prefeito aparece com 33% das intenções de votos. Quem mais se aproxima de Zito Rolim é Ricardo Archer com apenas 10%. Na sequência aparecem: Chiquinho do SAAE com 5%, César Pires e Pedro Belo com 3% e Expedito Carneiro com 2%.

Curiosamente a Escutec não fez um levantamento incluindo tanto Zito Rolim quanto Francisco Nagib num mesmo cenário, pois apesar de, neste momento estarem no mesmo grupo, ambos podem quererem disputar o pleito eleitoral.

No entanto, o próprio levantamento em outra pergunta, pode responder tal questionamento. É que quando perguntado ao eleitor codoense, quem seria a maior liderança política de Codó, o nome mais citado foi de Zito Rolim com 27%, seguido de Francisco Nagib com 15%. O ex-prefeito Biné Figueiredo aparece apenas com 4%, em terceiro lugar, seguido pelo também ex-prefeito Ricardo Archer, com 2%.

A pesquisa Escutec, contratada pelo jornal O Estado do Maranhão, foi registrada no dia 06 de janeiro sob o número MA-07597/2020. Foram entrevistados 500 eleitores, entre os dias 08 e 10 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de 4% pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança estimado é de 95%.