Mesmo durante o recesso parlamentar, a senadora do Cidadania, Eliziane Gama, em companhia de outros parlamentares, realizará Diligência de Comissão do Congresso Nacional nas terras indígenas Araribóia para averiguar in loco a situação de conflitos na região.

Além da senadora maranhense, devem compor a comissão os deputados federais Joênia Wapichana e Nilton Tatto.

Os parlamentares irão para a Aldeia Juçaral, localizada no município de Amarante no Maranhão e ouvirão os familiares do Guardião da Floresta, Paulino Guajajara assassinado no ano passado. Os recentes assassinatos de índios no Maranhão tiveram grande repercussão nacional e internacional.

A senadora  Eliziane Gama informou que a comitiva também ouvirá as lideranças indígenas na localidade.

Polícia Federal – Vale lembrar que, nesta semana, foram concluídas as investigações preliminares sobre as mortes do índio Paulo Paulino Guajajara e do madeireiro Márcio Gleik.

A Polícia Federal, ao concluir o inquérito, acabou descartando a hipótese de que os assassinatos aconteceram por meio de uma emboscada ou que foram relacionados a conflitos étnicos.

No processo, a PF realizou perícias, colheu depoimentos e declarações de testemunhas e sobreviventes. O resultado das investigações será encaminhado para o Ministério Público Federal.