Dos três poderes no Maranhão, somente o Executivo não concedeu qualquer reajuste salarial para os servidores públicos. Funcionários da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça e também do Ministério Público receberão valores maiores em seus vencimentos a partir de janeiro de 2020.

Quando questionados, os comandantes dos órgãos afirmam que o aumento salarial de forma alguma vai pressionar a folha de pagamento estadual. Segundo Othelino Neto, José Joaquim Figueiredo e Luiz Gonzaga Coelho, ajustes nas contas próprias possibilitaram reajustar os salários de seus servidores.

Se organizar as contas foi o básico nos outros poderes, o governo Flávio Dino (PCdoB) pode não ter feito a lição de casa. Além de deixar os servidores há anos sem aumento salarial, a gestão comunista buscou de todas as formas reverter decisão judicial que concedeu a readequação de 21,7% para os servidores públicos.

Esse percentual foi uma consequência de um reajuste concedido no governo José Reinaldo Tavares, que usou valores diferentes para aumentar os vencimentos dos servidores públicos de níveis de escolaridade distintos.

Categorias do funcionalismo público já até tinham decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas não foi o suficiente para que o cenário mudasse. Em uma jogada judicial ousada, o governo Dino conseguiu decisão do TJ retirando a readequação.

Sem reajuste e ainda perda de direitos, 2019 pode ser considerado um ano ruim para os servidores estaduais.

Estado Maior