Quando o governador Flávio Dino, ainda no primeiro semestre deste ano, decidiu retirar a advogada Karen Barros do comando do PROCON, apenas e tão somente pelo fato da gestora ser namorada do deputado estadual Duarte Júnior e pela pressão que estava recebendo de outros políticos, era previsível que o principal órgão de defesa do consumidor no Maranhão tivesse um retrocesso.

Karen Barros desempenava um excelente trabalho à frente do PROCON, reconhecido até por oposicionistas, mas Dino “decidiu” mudar e até para isso teve dificuldades para encontrar um nome. Tentou o advogado Carlos Sérgio, mas acabou emplacando a desconhecida Adaltina Queiroga, em agosto.

De lá para cá, o PROCON praticamente sumiu e ninguém mais teve informação do trabalho do órgão ou mesmo uma ação de relevância, algo normal e corriqueiro nas gestões de Felipe Camarão, Duarte Júnior e da própria Karen Barros.

No entanto, nesta semana veio a “cereja do bolo” no retrocesso visível que o órgão vai passando. A unidade do PROCON/Viva do Shopping da Ilha deixará de abrir aos domingos, a partir de 2020.

A abertura aos domingos foi implementada por Duarte Júnior e foi feita após a solicitação de quem precisava do PROCON, mas não poderia ir durante os demais dias.

O funcionamento aos domingos fazia do PROCON do Shopping da Ilha algo especial, já que era um dos poucos órgãos públicos que abria suas portas no domingo.

Vale lembrar que, em 24 de agosto, o Blog fez uma postagem onde afirmava que essa troca no comando poderia ser um “tiro no pé” e poderia favorecer o próprio Duarte Júnior, pois o eventual fracasso de uma nova gestão, demonstraria e ressaltaria o bom trabalho de Duarte e Karen no PROCON (reveja). Veja abaixo um parágrafo dessa postagem.

A troca no PROCON pode é ser, num futuro bem próximo, um problema a mais para Flávio Dino e um “tiro no pé” dos opositores de Duarte, pois se a qualidade do PROCON não for mantida, o excelente trabalho recente realizado pela dupla Duarte e Karen ficará ainda mais evidenciado, afinal o consumidor maranhense pode sentir saudades.

Pelo visto, o Blog tinha razão e os consumidores do Maranhão, que já estão sofrendo com o retrocesso do órgão, vão reconhecer ainda mais os bons trabalhos desenvolvidos no PROCON.

É aguardar e conferir.