O deputado estadual Adriano Sarney (PV), participou na quinta-feira (19), da solenidade “20 anos do Banco de Leite Humano. Essa causa também é sua”. O evento celebrou duas décadas de fundação do Banco de Leite Humano, vinculado ao Hospital Universitário do Maranhão, HU-UFMA.

Na ocasião, foi apresentado um histórico e retrospectiva das atividades promovidas ao longo desse período, além de reconhecer a dedicação dos profissionais da saúde na realização de ações que contribuam para o resgate e apoio da prática da amamentação.

Adriano fez questão de destacar o papel do órgão para salvar vidas e fortalecer a saúde de recém-nascidos. “O Banco de Leite, com toda a sua organização, dedicação, profissionalismo e carinho, consegue prestar um trabalho de excelência para as mães e os bebês que necessitam de apoio técnico e especializado na amamentação e no fornecimento de leite de qualidade. Precisamos apoiar e incentivar por se tratar de uma ação importante que traz benefícios inestimáveis”, ressaltou.

Para a profissional de saúde, Francisca, é necessário a promoção e divulgação da Importância do aleitamento materno à vida de mães e bebês. ¨Gostaríamos de reforçar a importância das doações para os inúmeros bebês internados na UTI Neonatal e gostaríamos de agradecer imensamente a todas as nossas doadoras pelo empenho e dedicação de cada uma e por esse resultado. Esperamos que ele possa ser ampliado para garantir o abastecimento do estoque¨, disse.

Como doar – O Banco de Leite funciona de segunda a sexta na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura do BLH tem consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês.

Todo o leite doado passa por um processo de pasteurização e é submetido a controles de qualidade antes de ser distribuído aos bebês prematuros e outros bebês que são clinicamente impossibilitados de recebê-lo do seio materno. Há também serviços de orientação e tira-dúvidas sobre aleitamento materno. Mais informações pelo telefone (98) 2109-1178.