No fim do mês passado, o Blog divulgou as eventuais modificações que estavam sendo feitas no Código de Trânsito Brasileiro, encaminhado pelo Governo Jair Bolsonaro.

As modificações foram apresentadas através de um substitutivo ao Projeto de Lei nº 3267/2019, elaborado pelo deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA). O deputado do Maranhão é o relator do projeto na comissão especial da Câmara dos Deputados.

O parlamentar maranhense apresentou um texto, com quase 50 páginas, alterando diversos pontos da proposta do governo, entregue pessoalmente ao Congresso Nacional pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 4 de junho (reveja aqui).

Nesta segunda-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro assegurou que irá vetar quaisquer modificações feitas no Código Brasileiro de Trânsito.

“Lógico que vou vetar”, respondeu. “Mas a última palavra é do parlamento […] A ideia de desburocratizar, desregulamentar alguma coisa, facilitar a vida de quem produz, que é o motorista, vai ser prejudicada tendo em vista a ação do relator”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro lamentou as mudanças feitas, mas assegurou que antes tentará dialogar com Juscelino Filho para tratar do assunto.

“Lamento o relator ter se posicionado dessa maneira. Estamos buscando contato com ele, conversei com ele já uma vez. E, no mais, ele acolheu 101 emendas, quer dizer, ele fez um novo Código Nacional de Trânsito, não é assim a intenção nossa, é descomplicar”, afirmou.

As mudanças feitas pelo relator e o novo Código Brasileiro de Trânsito ainda irão passar pelo Plenário da Câmara Federal.

É aguardar e conferir.