O juiz federal Carlos Madeira, que tem tido seu nome sempre cotado para a disputa da Prefeitura de São Luís em 2020, oficializou a sua aposentadoria da magistratura e agora poderá disputar qualquer eleição para cargo eletivo.

Bastou a confirmação da aposentadoria do agora ex-juiz, para que Carlos Madeira recebesse convites para disputar as eleições do ano que vem.

Madeira chegou a ser sondado para ingressar no MDB, mas o partido parece ter deixado de lado essa inciativa, ou pelo menos deixou de ser prioridade, já que a legenda tenta apostar na pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney, que, como este Blog tem dito, dificilmente entrará nessa aventura.

Como o MDB não se decide, já que aguarda uma decisão da indecisa Roseana, quem não perdeu tempo foi o Solidariedade. O partido, que é comandado no Maranhão pelo secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, já fez formalmente convite ao ex-juiz Carlos Madeira.

Simplício assegurou que Madeira, caso aceite o convite, será o nome do partido para a disputa eleitoral em São Luís no ano que vem.

Com essa movimentação, o Solidariedade deixa claro, ao contrário do que estava sendo especulado, que não deve ser o destino do deputado estadual Yglesio Moyses, que pretende deixar o PDT, em busca de um novo partido para as eleições de 2020, na capital maranhense.

O convite de Simplício Araújo a Carlos Madeira, entre outras coisas, deixa claro que uma eventual candidatura de Yglesio não é a prioridade do Solidariedade. Desta forma, o deputado, ainda do PDT, vai ter que buscar uma outra legenda para viabilizar sua pré-candidatura.

Já o MDB, pela indefinição, pelo visto deve perder a filiação de Carlos Madeira e, se o Blog estiver com a razão, Roseana não aceitar entrar na aventura de disputar as eleições de 2020, a tendência é que o MDB não tenha candidatura própria e apoie um pré-candidato do grupo político comandado pelo governador Flávio Dino, muito provavelmente seria o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), como alguns emedebistas desejam e estão trabalhando para isso.

É aguardar e conferir.