O que estava no campo da especulação, vai começando a se concretizar. Nesta terça-feira (03), foi publicado no Diário Oficial da União, um decreto que deve abrir caminho para a privatização dos parques nacionais dos Lençóis Maranhenses (MA), de Jericoacoara (CE) e do Iguaçu (PR).

O decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, é informado que os três locais, que estão entre os principais pontos turísticos do Brasil, serão incluídos no Programa Nacional de Desestatização (PND), para “fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação”. “O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES] poderá ser contratado para elaborar os estudos necessários às concessões […] e para apoiar as atividades de supervisão dos serviços técnicos e de revisão de produtos contratados”, diz o texto.

O Governo Bolsonaro, em agosto, já havia confirmado, durante a 10ª reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, a abertura de estudos para a privatização dos Correios e de mais oito estatais. Além disso, naquela oportunidade, o conselho aprovou a concessão dos três parques nacionais.

Vale destacar que alguns deputados da Bancada do Maranhão ja se posicionaram pedindo cautela para o debate, que ainda precisará ser apreciado pelo Congresso Nacional.

É aguardar e conferir.