Apesar de estarem em grupos políticos diferentes, os deputados estaduais Wellignton do Curso (PSDB) e Duarte Júnior (PCdoB) vão vivendo um suplício bem semelhante.

Os dois deputados são pré-candidatos à Prefeitura de São Luís. Os dois, além do líder disparado Eduardo Braide (Podemos), são os únicos que conseguem alcançar dois dígitos nas pesquisas, mas curiosamente ambos não possuem a garantia dos respectivos partidos para a disputa de 2020.

Wellington do Curso, que foi uma das surpresas nas eleições municipais de 2016 e por muito pouco não foi ao 2º Turno, vai alternando entre 12% e 14%, mas mesmo com esses bons números, ainda não tem o aval do PSDB.

A legenda, comandada pelo senador Roberto Rocha, realiza encontro nesse fim de semana, mas não deve tratar o assunto. O PSDB quer mesmo é emplacar o candidato a vice-prefeito de Eduardo Braide, e por esse motivo, vai empurrar uma definição somente para o início de 2020.

Já o PCdoB tem deixado, dia após dia, que o pré-candidato do partido é o deputado federal e secretário de Cidades, Rubens Júnior. Os comunistas vão optar pela candidatura de Rubens, que não passa de 1% nas pesquisas, em detrimento da pré-candidatura de Duarte, que oscila entre 11% e 14%.

O PCdoB também tem adiado a decisão, quer empurrar para o início de 2020. A tentativa do partido seria desgastar Duarte, para ele abdicar da disputa e apoiar a pré-candidatura de Rubens.

No entanto, pelo menos até agora, a tentativa foi em vão, já que Duarte seguiu com o mesmo patamar e não abre mão da disputa. Com isso, a cúpula comunista, em insistindo com Rubens Júnior, pode ter uma derrota vexatória nas urnas, o que atrapalharia o projeto nacional de Flávio Dino, líder maior do partido no Maranhão.

Ou seja, ao que parece, o suplício de Wellignton e Duarte seguirá até o início de 2020, já que nem PSDB, muito menos o PCdoB, não devem se posicionar antes disso.

O problema é que na política existe o tempo certo de tomar decisões e quando se perde esse tempo, geralmente o estrago é irreparável.

É aguardar e conferir.