E segue a polêmica envolvendo as prioridades da gestão do governador Flávio Dino, na questão orçamentária para 2020. Desde o início da semana, o aumento do orçamento de algumas secretarias, em detrimento de outras que tiveram diminuições, tem sido bastante questionado.

Depois da revelação de que a LOA 2020, uma espécie de espelho do orçamento do ano que vem, prevê redução drásticas de recursos em pastas como Esporte e Cultura, enquanto que a Comunicação seguirá na contramão, ou seja, recebendo ainda mais recursos, outra pasta será beneficiada.

A Secretaria de Cidades, comandada pelo deputado federal licenciado, Rubens Júnior (PCdoB), receberá um benevolente aumento no seu orçamento. A SECID terá um incremento de quase 50%.

Em 2019, a previsão de recursos para a pasta foi de R$ 48,5 milhões, mas a expectativa para 2020 é que esse montante alcance R$ 68 milhões. Isso sem falar nos recursos destinados a Agência Executiva Metropolitana e Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão, que são subordinadas a SECID.

Curiosamente, a pasta que receberá esse acréscimo é comandada por Rubens Júnior, que é o nome preferido do PCdoB para disputar a Prefeitura de São Luís, mesmo ele estando com apenas 1% nas pesquisas. Enquanto que o seu adversário interno, o deputado estadual Duarte Júnior, em qualquer levantamento, alcança a casa dos dois dígitos.

Mas fatalmente, se questionados, os comunistas vão dizer que não passa de mera coincidência, afinal esse o governo das coincidências incríveis.