Depois do levantamento feito pelo Blog do Jorge Aragão, baseado no Portal da Transparência da Câmara Federal, onde ficou evidenciado que o deputado maranhense que mais teve gastos parlamentares foi Marreca Filho e o que menos gastou foi Pastor Gildenemyr (reveja), fizemos outro levantamento interessante.

Desta vez o assunto é imóveis funcionais e auxílio-moradia. Inicialmente, é preciso deixar claro que os deputados federais têm direito a receber um auxílio-moradia no valor de R$ 4.253,00 quando não ocupam um dos 432 apartamentos funcionais que a Câmara tem em Brasília.

O auxílio-moradia pode ser pago diretamente em dinheiro, com desconto do Imposto de Renda na fonte; ou por reembolso, mediante a apresentação de recibo de aluguel ou hotel. O reembolso é isento de Imposto de Renda.

De acordo com o Portal da Transparência, dos 18 deputados federais da Bancada do Maranhão, apenas Eduardo Braide, não utiliza um apartamento funcional e também não recebe, por não ter solicitado, nenhuma verba de auxílio moradia.

A maioria dos deputados federais do Maranhão, num total de 13 parlamentares utilizam apartamentos funcionais. Enquanto outros quatro deputados – Márcio Jerry, Zé Carlos, Cléber Verde e Josimar de Maranhãozinho – recebem o valor mensal de R$ 4.253,00.

Já Eduardo Braide seguiu, durante todo o ano de 2019, sem utilizar o apartamento funcional e sem receber o auxílio-moradia.