O deputado estadual Fernando Pessoa (Solidariedade), que almeja disputar a Prefeitura de Tuntum em 2020, deu novamente um péssimo exemplo na Assembleia Legislativa.

Fernando Pessoa acabou se apoderando de uma iniciativa dos deputados César Pires (legislatura passada) e Duarte Júnior (nessa legislatura), o Projeto de Lei Anticorte, recentemente barrado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

O projeto pretendia proibir as empresas fornecedoras de água e energia elétrica de suspender o fornecimento dos serviços às sextas, sábados, domingos, feriados e último dia útil antes de feriados.

No entanto, Fernando Pessoa, que foi o relator do projeto na CCJ, alegou a inconstitucionalidade, afirmando que apenas a União poderia legislar sobre assuntos referentes a água e energia, sendo, portanto vedado as assembleias legislativas.

Só que a fraca e equivocada justificativa de Pessoa, foi rapidamente desmontada, não só por uma decisão do STF sobre o assunto, como também pela própria assessoria técnica da CCJ, que deu parecer favorável ao projeto.

Para completar os equívocos de Fernando Pessoa, o próprio parlamentar já havia relatado anteriormente um outro projeto sobre o assunto, e simplesmente, pasmem, deu parecer favorável, como o Blog já demonstrou (reveja aqui).

Ou seja, ficou evidenciado que a decisão de Fernando Pessoa, que prejudicou os consumidores de todo o Maranhão, inclusive de Tuntum, não foi técnica, mas sim política e pessoal contra Duarte Júnior, com quem já teve embates no parlamento estadual.

No entanto, se já não bastasse tudo isso, inclusive agindo com completa incoerência, Fernando Pessoa simplesmente se apoderou da iniciativa e protocolou uma indicação ao senador maranhense Weverton Rocha (PDT), para que o senador incorpore a ideia, que foi de outros deputados, em um Projeto de Lei de sua autoria, que já vai tramitando no Senado Federal.

“Desde o início dessa discussão, tenho defendido a atuação da CCJ, agora, para que fique claro ao povo maranhense, entrei com indicação direcionada para o Senado Federal, ou seja, aumentamos consideravelmente as chances aprovar uma lei federal que proíbe o corte do fornecimento de energia nesses casos, e que irá beneficiar de fato as famílias maranhenses que mais precisam.”, afirmou Fernando Pessoa.

Sobrou esperteza e “cara de pau”, mas faltou coerência e ética.

Ao Blog, só resta dizer: que coisa feia, meu caro Fernando Pessoa…

É bom a população de Tuntum ficar de olhos bem abertos, para depois não reclamar, afinal se o comportamento de Fernando Pessoa é esse no Legislativo, onde não pode decidir muita coisa sozinho, imagina como será no Executivo ???

É aguardar e conferir.