O ex-juiz federal e atual governador do Maranhão, Flávio Dino, utilizou as redes sociais para se posicionar, nesta quinta-feira (24), sobre a prisão após condenação em 2ª instância.

Para Dino, as prisões podem acontecer em qualquer momento durante o processo judicial, mas não deve existir a obrigatoriedade da prisão após a condenação em 2ª instância, até pelo fato de não existir essa decisão no Código de Processo Penal.

Vale lembrar que os defensores do “Lula Livre”, esperam que com esse julgamento, caso fique proibida a prisão após a 2ª instância, que a prisão do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, seja revertida e o petista ganhe a liberdade.

O assunto está sendo discutido mais uma vez no STF e entra no terceiro dia de julgamento. O STF permite a prisão após condenação em 2ª instância desde 2016, mas três ações apresentadas ao tribunal visam mudar o entendimento

No entanto, o resultado não é favorável aos defensores do “Lula Livre”, pois até o momento quatro ministros já se posicionaram sobre o assunto e apenas o relator, ministro Marco Aurélio foi contra a prisão na 2ª instância, querendo a prisão somente após o trânsito e julgado, mas os outros três – Alexandre de Moraes, Luiz Edson Fachin e Luís Roberto Barroso – votaram a favor.

Faltam os votos dos ministros (nesta ordem): Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli.

É aguardar e conferir.