O Blog do Jorge Aragão acha ainda muito prematuro para se avaliar, em pesquisas eleitorais, o cenário político em 2022.

No entanto, uma pesquisa divulgada pela Revista Veja, nesta sexta-feira (18), chamou a atenção pelos números do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e do também atual ministro da Justiça, Sergio Moro.

Mesmo com toda má vontade da grande imprensa, Jair Bolsonaro e Sérgio Moro, de acordo com a pesquisa, venceriam a disputa em todos os cenários apresentados no levantamento.

A pesquisa também fez cenários de eventuais 2º Turno e em praticamente todos Bolsonaro terminaria como vencedor. Até mesmo diante do ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, que segue preso na Polícia Federal em Curitiba, Bolsonaro venceria o petista por 46% a 38%.

Bolsonaro só não venceria um nome no 2º Turno, justamente o seu atual ministro da Justiça, Sérgio Moro. O ex-juiz federal venceria por 38% a 34%. Moro também venceria Lula, a vitória seria de 50% a 37%.

O levantamento foi feito pela FSB. A pesquisa foi realizada por telefone com 2.000 eleitores de 11 a 14 de outubro de 2019 em todos os Estados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Acho que por esses números, nem mesmo os defensores de Bolsonaro esperavam, imagina os defensores de Lula.