A expectativa é que logo no primeiro ano do Governo Flávio Dino, em 2015, fossem entregues cerca de sete centros de hemodiálise em todo o Maranhão, afinal estavam praticamente prontos.

No entanto, infelizmente isso não aconteceu e o assunto, pelo absurdo descaso, acabou ganhando destaque na imprensa nacional, sendo alvo de diversas matérias inclusive na TV Globo.

Nesta semana, um paciente de hemodiálise gravou um vídeo sobre o abandono do centro de hemodiálise da cidade, que estava pronto para ser inaugurado e agora está sendo saqueado. O paciente ainda assegura que muitos pacientes seguem viajando para São Luís em busca do tratamento. Veja abaixo.

Já em São Luís, na segunda quinzena de setembro, o Governo Dino com toda pompa possível entregou, enfim, um dos sete centro de hemodiálise. A unidade inaugurada, segundo o próprio Governo Dino, teria 42 equipamentos para o atendimento de 42 pessoas simultaneamente.

Só que o deputado estadual César Pires, no fim da semana passada, fez uma filmagem sobre a realidade do centro de hemodiálise, demonstrando que apenas 14 cadeiras estariam funcionando, ou seja, aproximadamente 1/3 do que deveria estar sendo oferecido. Veja o vídeo abaixo.

Em entrevista a TV Mirante, o secretário Carlos Lula disse que atualmente só funcionam as 14 cadeiras, que seriam suficientes pelo fato de não ter pacientes suficientes, mas assegurou que a medida que os pacientes forem transferidos dos hospitais que eles se encontram na ilha, todas as cadeiras iriam funcionar.

De fato é uma “enorme preocupação”, não só com os centros de hemodiálise, mas principalmente com os pacientes que precisam desse tratamento.