O Blog do Jorge Aragão já abordou o assunto outras vezes e será obrigado, mais uma vez, a falar da prejudicial falta de celeridade da Justiça Eleitoral, após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Somente agora, no final de 2019, o TSE julgou improcedente um recurso do prefeito de Bela Vista do Maranhão, Orias de Oliveira Mendes (PCdoB), e manteve a cassação do gestor e de sua vice, Vanusa Santos (MDB).

Por conta das cassações, o TSE determinou a realização de nova eleição no município. O TSE apenas manteve as decisões anteriores de primeiro grau e do Tribunal Regional Eleitoral.

Os dois gestores, que foram eleitos em 2016, foram cassados por abuso de poder, após denúncia do candidato derrota nas últimas eleições municipais em Bela Vista, José Augusto Veloso Filho. Segundo a ação, Orias Mendes e Vanusa Santos utilizaram-se da máquina pública para obter vantagem ilícita para sua candidatura, contratando 35 pessoas para exercerem cargos públicos, sem seletivo ou concurso público, entre julho e agosto do ano da eleição.

O Blog nem vai adentrar no mérito da decisão, mas sim na morosidade da Justiça Eleitoral, que tem ocasionado prejuízos inúmeros, afinal é inadmissível que somente em 2019, três anos depois, a Justiça Eleitoral tenha uma definição para o imbroglio.

O primeiro prejuízo em decisões tão vagarosas assim, é que quem efetivamente não tinha direito, acaba exercendo o cargo que se elegeu ilicitamente. A postura da Justiça Eleitoral tem feito alguns políticos acreditarem que o crime compensa, já que ganham a eleição, mesmo que ilicitamente, e governam a maior parte do tempo.

Além disso, existirá o enorme prejuízo financeiro e o fato absurdo de que os eleitores de Bela Vista terão que eleger dois prefeitos num mesmo ano.

É óbvio que as novas eleições não serão realizadas este ano, já que faltam apenas 90 dias para terminar o ano e com dezembro sendo “natimorto” para a Justiça Eleitoral.

Sendo assim, as eleições devem acontecer no primeiro semestre de 2020 e o prefeito eleito cumprirá um mandato tampão até o fim do ano, uma vez que em outubro do mesmo ano, juntamente com os eleitores de todo o Brasil, os eleitores de Bela Vista voltarão as urnas para eleger o prefeito que comandará o município no período de 2021 até 2024.

Pior é que essa farra de eleições será custeada pelo dinheiro público, justamente o mesmo dinheiro que paga os membros da Justiça Eleitoral, que, infelizmente, seguem promovendo uma justiça extremamente morosa e injusta no Brasil, nesses casos absurdos.