É impressionante como todo dia aparece, principalmente nas redes sociais, uma pesquisa eleitoral para a disputa pela Prefeitura de São Luís, nas eleições de 2020.

No entanto, é bom destacar duas situações sobre essas mais variadas pesquisas. A primeira é que soa muito estranho que poucas sejam efetivamente divulgadas com todos os dados, demonstrando assim um mínimo de confiabilidade.

A segunda é que, até o momento, não apareceu nenhum levantamento que possa se dizer surpreendente, ou seja, todos apontam para um mesmo direcionamento, basicamente convergindo em três pontos.

O primeiro ponto é que o deputado federal Eduardo Braide (PMN) é, disparado, o primeiro colocado nas pesquisas eleitorais. Sendo que a maioria das pesquisas já cravam até a vitória de Braide num 1º Turno.

O segundo ponto é que além de Braide, só outros dois pré-candidatos conseguiram alcançar os dois dígitos, os deputados estaduais Wellington do Curso (PSDB) e Duarte Júnior (PCdoB). Sendo que em alguns levantamentos Wellington aparece na segunda colocação e Duarte em terceiro, e em outros a posição se inverte.

O terceiro e último ponto de convergência de todas as pesquisas é que, até o momento, mesmo com toda a má vontade do grupo político comandado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), Duarte segue sendo o melhor nome posicionado entre todos os pré-candidatos dos partidos aliados do comunista.

Esse é o resumo didático e verdadeiro de todas as pesquisas já apresentadas para a disputa pela Prefeitura de São Luís.

É bem verdade que ainda falta um ano para as eleições e muita coisa pode acontecer, inclusive nada.

É aguardar e conferir.