Talvez muita gente nem saiba, mas além do Setembro Amarelo (mês de campanha pela prevenção do suicídio), também estamos no Setembro Verde (mês pela conscientização da doação de órgãos).

Além disso, neste dia 27 de setembro é comemorando o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. A data tem como principal objetivo conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos. Tal prática tem o intuito de ajudar milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas.

Nesta sexta-feira, o médico e ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, fez questão de utilizar suas redes sociais para lembrar a data e tentar conscientizar e/ou alertar a população para um assunto tão sério e importante para milhares de brasileiros. Veja abaixo.

Em um levantamento recente do Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento de 7% nas doações de órgãos no primeiro semestre de 2018. O número de doações subiu de 1.653 para 1.765 em comparação com o mesmo período de 2017.

Mas mesmo assim, atualmente, no Brasil são aproximadamente 42 mil pacientes que seguem na fila de espera e isso se deve ao fato de que existe um número alto de pessoas, na maioria por desinformação, que não são doadoras de órgãos e/ou tecidos.

Seria bom que outros parlamentares, assim como fez Arnaldo Melo, pudessem utilizar as suas redes sociais para assuntos tão importantes como a doação de órgãos e tecidos.

Vale lembrar que o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, ano passado, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que criou o Fundo Estadual para Transplantes de Tecidos, Órgãos e Partes do Corpo Humano. A iniciativa foi de autoria da então deputada Nina Melo, filha de Arnaldo Melo.

A expectativa é que esse fundo entre em funcionamento ainda neste ano.

É aguardar e conferir.