Nesta segunda-feira (02), cinco ministros do Governo Jair Bolsonaro estiveram em Belém do Pará, para se reunir com os governadores dos Estados que compõem a Amazônia, entre eles o Maranhão.

O encontro será realizado em duas etapas, nesta segunda-feira no Pará e nesta terça-feira (03), no Amazonas. O objetivo é discutir soluções estruturantes para os problemas da Amazônia, principalmente a questão das queimadas.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni é o coordenador da comitiva. Além de Lorenzoni, participaram da reunião os ministros da Secretaria Geral da Presidência, do Meio Ambiente, da Defesa e da Agricultura.

Lorenzoni disse que a reunião foi uma determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro, para que os ministros conheçam de perto a situação e definam estratégias para defender a Amazônia.

O curioso é que o governador do Maranhão, Flávio Dino, que durante o mês de agosto demonstrou enorme preocupação com a situação da Amazônia, simplesmente não compareceu ao evento. Quem representou o Estado foi o vice-governador, Carlos Brandão.

Já Flávio Dino, confirmou nas redes sociais que está em São Paulo onde terá reunião sobre “investimentos no Maranhão” e participará de debates na PUC e uma entrevista com o candidato derrotado a presidência da República pelo PT, Fernando Haddad.

Na imprensa nacional, já especula inclusive que a dupla Haddad e Dino devem compor a chapa da esquerda para as eleições de 2022.

Enquanto isso, Flávio Dino vai deixando bem claro quais as suas prioridades, mas fatalmente não parece ser a Amazônia, afinal entre os Estados presentes na reunião, apenas o governador do Maranhão não compareceu.