O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) segue em Brasília, desde a quarta-feira (28), onde cumpre agenda política e realizou alguns encontros interessantes, principalmente com relação ao seu futuro político com vistas as eleições de 2020, onde deve disputar a Prefeitura de São Luís.

No início da semana, Duarte participou de uma espécie de “lavagem de roupa suja” com alguns membros do seu partido, inclusive com a presença do presidente do PCdoB no Maranhão, deputado federal Márcio Jerry.

Apesar da reunião ter sido produtiva, Duarte, mesmo sendo o melhor nome do grupo político do governador Flávio Dino posicionado nas pesquisas eleitorais, segue ainda sem a garantia do PCdoB de que será o candidato da legenda em 2020.

O PCdoB tem deixado claro que a prioridade é apostar na pré-candidatura do deputado federal e atual secretário de Cidades, Rubens Júnior, mesmo que não tenha, até o momento, pontuado bem nas pesquisas eleitorais.

Por conta dessa situação, Duarte tem sido cobiçado por outras legendas que querem entrar na disputa majoritária em São Luís no ano que vem.

Nesta visita a Brasília, Duarte teve diversos encontros, como com os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania), com boa parte dos deputados federais da Bancada Federal e com alguns presidentes de partidos.

No entanto, Duarte acabou sendo ciceroneado, quase o tempo inteiro, pelo deputado federal Cléber Verde, presidente do PRB no Maranhão. E, mais uma vez, Duarte foi convidado a se filiar na legenda para disputar as eleições em São Luís, já que, anteriormente, o vice-governador Carlos Brandão (PRB), entusiasta da candidatura de Duarte, já havia lhe convidado para ser o candidato do partido no ano que vem.

Duarte segue ainda no PCdoB, mas a cada dia fica mais claro que pelo seu atual partido ele não será candidato, mesmo estando bem na frente do seu opositor interno, e que, em saindo do PCdoB, o caminho natural é o PRB.

Ou seja, se o PCdoB não quer, tem quem quer, e o primeiro da fila é justamente o PRB.

É aguardar e conferir.