Mudanças partidárias deverão ocorrer nos próximos dias com membros da bancada maranhense na Câmara dos Deputados. Hoje, Aluisio Mendes oficialmente deixa o Podemos, partido pelo qual ele se reelegeu ano passado, e ingressa no PSC, mesmo partido do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

O parlamentar deixará o Podemos para o colega Eduardo Braide (PMN), que já havia anunciado que deixaria o partido pelo qual se elegeu devido as cláusulas de desempenho que a sigla não alcançou na eleição passada.

Este movimento de Mendes – antes tentando em relação ao PSL – tem um objetivo claro de fortalecimento do projeto de Braide de voltar a ser candidato a prefeito de São Luís.

Com Aluisio no PSC e Eduardo no Podemos, o segundo já tem garantida a aliança com o PSC. Além destas mudanças, há a previsão de que Hildo Rocha migre para o PSL de Jair Bolsonaro.

O convite já foi feito pelo presidente estadual da legenda, vereador de São Luís Chico Carvalho, e Rocha já admite que analisa “com carinho” a possibilidade. Hildo foi reeleito pelo MDB e quer deixar a sigla já que suas relações com o partido no Maranhão não são das melhores.

Antes destes três deputados maranhenses, outro parlamentar já havia trocado de partido no primeiro semestre deste ano. O pastor Gildenemyr deixou o PMN para se filiar ao PL – antigo Partido Republicano – que já tem os deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Júnior Lourenço. A mudança de sigla do pastor ocorreu pelo mesmo motivo de Braide.

Estado Maior