O Blog do Jorge Aragão, em algumas oportunidades, já destacou o legado que ficará do Governo Edivaldo Júnior em São Luís na questão dos resíduos sólidos, principalmente com o fechamento e a transformação do Aterra da Ribeira e a criação, que foi um sucesso, dos Ecopontos.

Nesta semana, levantamento divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) confirmou que São Luís ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais do Nordeste que mais reciclam o lixo coletado.

Quando o prefeito Edivaldo Júnior assumiu o comando da Prefeitura de São Luís, no ano de 2013, a Taxa de Recuperação de Recicláveis de São Luís, conforme o SNIS, era de 0,12%.

No entanto, quatro anos depois e muitos investimentos, em 2017 o índice já era 2,34%, o que comprova o acerto da gestão Edivaldo ao tratar com seriedade o assunto, que outrora foi quase sempre deixado de lado por outros gestores.

Os números são tão bons que São Luís não é só a primeira capital do Nordeste, mas é a única que alcançou índice superior a 2%.

Vale lembrar que esse levantamento foi feito com números de 2017, com certeza o próximo, que já englobará 2018, os números de São Luís serão ainda melhor.

A expectativa da gestão Edivaldo é terminar 2020 com números superiores a média nacional.

É aguardar e conferir, mas fatalmente esse é um legado que ficará dois oitos anos de Edivaldo à frente da Prefeitura de São Luís.