É visível, depois de quase seis meses no parlamento estadual do Maranhão, o amadurecimento político do deputado Duarte Júnior (PCdoB).

Depois de um início tumultuado, envolvendo-se em polêmicas desnecessárias com políticos e imprensa, Duarte Júnior terminou o primeiro semestre em alta, inclusive sendo o nome da base do governador Flávio Dino (PCdoB) mais bem posicionado nas pesquisas eleitorais para a disputa de 2020 em São Luís.

Duarte conseguiu compreender o funcionamento do Legislativo, que é bem diferente do Executivo, onde comandou o PROCON, tendo o grande reconhecimento público, levando-o para o parlamento maranhense.

É inegável o potencial de Duarte Júnior. É um político jovem, inteligente, audacioso e com boa oratória, mas que estava se perdendo pela inabilidade política e pelos excessos, principalmente no sentido de querer dar um resultado imediato aos eleitores, que lhe fizeram o deputado estadual mais votado na capital maranhense.

No entanto, esse início já não faz mais parte do atual momento de Duarte, que conseguiu aprovar projetos de lei interessantes, evitou polêmicas, se destacou no parlamento e hoje tem um relacionamento bem diferente com a maioria dos seus colegas.

A maturidade política de Duarte também é visível na questão das eleições 2020. Duarte, atualmente, nas pesquisas eleitorais só está atrás do deputado Eduardo Braide, favorito absoluto para a disputa.

Em outro momento, Duarte Júnior já teria reagido ao tratamento recebido pelo seu partido, o PCdoB, que visivelmente tem feito “das tripas coração” para viabilizar a candidatura do deputado federal e secretário de Cidades, Rubens Júnior, que segue nas últimas posições das pesquisas.

Só que Duarte tem buscado o diálogo, tanto interno no PCdoB, quanto também com demais partidos do seu mesmo campo político, como PP, PR, PSOL e outros.

A mudança visível foi benéfica para Duarte Júnior, que, desta forma, vai se tornando um político com um futuro promissor e que pode lhe render uma volta para cargos ainda mais importante no Executivo, mesmo que não seja necessariamente em 2020.

É aguardar e conferir.