Duas situações tem chamado a atenção na disputa que se aproxima pela Prefeitura de São Luís, a grande quantidade de pré-candidatos e que boa parte desses pré-candidatos devem trocar de partido antes do início da disputa eleitoral.

Pelo menos cinco pré-candidatos devem mudar e/ou ingressar em partidos políticos, até o início da campanha eleitoral, o mais curioso é que entre esses pré-candidatos, estão justamente os primeiros colocados nas pesquisas já divulgadas.

O deputado federal Eduardo Braide, líder absoluto e disparado nas pesquisas, é um dos pré-candidatos que deve mudar de legenda. Braide segue no PMN, mas como o partido não alcançou a cláusula de barreira, a tendência é mudar de legenda ou torcer por uma fusão.

O segundo colocado nas pesquisas, o deputado estadual Duarte Júnior, também deve mudar de legenda. O PCdoB, estranhamente, tem preferido apostar na pré-candidatura do deputado Rubens Júnior. O atual secretário de Cidades deve ser o candidato dos comunistas, mesmo estando muito mal colocado nas pesquisas. Duarte inclusive já foi sondado por outras legendas.

Já o deputado estadual Wellington do Curso, terceiro colocado nas pesquisas, está no PSDB, mas o partido não parece muito disposto a apostar na sua candidatura. Wellington também já abriu conversar com outros partidos.

No PDT, partido do atual prefeito Edivaldo, são dois os pré-candidatos. O presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho, é o nome preferido da cúpula pedetista, mas o deputado estadual Yglesio Moyses também é pré-candidato e parece disposto a não abrir mão da disputa, tendo, muito provavelmente, que buscar um outro partido para a disputa eleitoral.

O quinto caso é do juiz Roberto Veloso. O magistrado não precisará mudar de partido, mas sim ingressar em uma legenda se quiser mesmo disputar as eleições do ano que vem.

Ou seja, mesmo faltando um ano e três meses para o pleito, nem mesmo o partido politico dos principais pré-candidatos está definido ainda e, com isso, muita coisa pode acontecer, inclusive nada.

É aguardar e conferir.