Neste domingo (14), o jornal Pequeno divulgou mais uma pesquisa eleitoral para a disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020. O levantamento, feito pelo JPesquisa, apenas confirmou a liderança absoluta do deputado federal Eduardo Braide (PMN).

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Eduardo Braide aparece em primeiro com 51% das intenções de voto, seguido, de longe, pelo deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) com 14% e na terceira colocação aparece o também deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) com 11%.

Os demais citados não conseguiram alcançar dois dígitos na pesquisa e quem mais se aproximou foi o deputado estadual Neto Evangelista (DEM) com 9%.

Já no levantamento espontâneo, onde não são apresentados os nomes dos eventuais candidatos, Braide também lidera com tranquilidade, alcançando 32%. Duarte Júnior também é o segundo colocado com 6%.

A pesquisa tem margem de erro de 3,10% para mais ou para menos. O levantamento, feito de 1º a 4 de julho, ouviu 1.001 eleitores em São Luís.

Duarte Júnior – O levantamento além de confirmar a liderança de Eduardo Braide, mostrando inclusive que a possibilidade de vencer no 1º Turno é real, também confirmou que o melhor nome do grupo de Flávio Dino é o deputado estadual Duarte Júnior.

Mesmo sem ter ainda confirmado a intenção de disputar o pleito e mesmo ser ter o aval do PCdoB, Duarte é o segundo colocado em qualquer levantamento e o melhor nome posicionado da base de Dino.

Pior é que quando o nome de Duarte é retirado do levantamento, o grupo de Flávio Dino, perde a segunda colocação, que passa a ser de Wellington do Curso.

Os números também comprovam o péssimo desempenho do candidato preferido dos comunistas, o deputado federal e secretário de Cidades, Rubens Júnior (PCdoB).

O nome de Rubens Júnior nem aparece na pesquisa espontânea, só surge e com apenas 2%, quando é retirado o nome de Duarte Júnior, fazendo com que os comunistas percam a segunda colocação.

Pelo visto, a equivocada insistência dos comunistas com Rubens Júnior, em detrimento de Duarte Júnior, vai beneficiando cada vez mais Eduardo Braide, que a cada levantamento vai se aproximando da vitória, que pode ocorrer até mesmo em apenas um Turno.