O deputado estadual Duarte Jr realizou audiência pública, com a presença da CAEMA, no Coroadinho, para conhecer de perto as reivindicações da comunidade sobre o fornecimento de água e tratamento de esgoto.

Na ocasião, o parlamentar que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa, propôs a criação de um projeto piloto para solução as demandas e estabeleceu prazo para análise, até o dia 18 de julho, de resolução do problema dos poços, bem como a criação de uma frente para urbanização do Coroadinho.

“O fornecimento de água é um serviço essencial e deve ser prestado de forma contínua, ininterrupta e eficiente. São mais de 150 mil moradores que precisam ter esse e outros direitos garantidos”, destacou Duarte Júnior.

Dona Luizinha, presidente de um centro cultural esportivo no local, disse que, devido à escassez de abastecimento, a venda de água se estabeleceu como o comércio mais lucrativo do Coroadinho. “A gente vive assim, o povo deixa de comprar o comer pra comprar água, pra lavar, pra banhar, mas essa água não presta pra beber”, disse Luizinha, que convidou a mesa para visitar ruas no local que apresentam sérios problemas. “Nós vivemos à margem de um esgoto a céu aberto, que desce na margem do Bacanga”, completou.

Participaram da mesa de debate, além do deputado Duarte Júnior, o deputado Wellington do Curso (PSDB);  o engenheiro da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Cristovam Filho; o diretor de Operação e Manutenção da Caema, Leonardo Lima; o pesquisador da área de Saneamento e funcionário da Caema, Marcos Silva; o chefe do Setor Jurídico do Instituto de Promoção e Defesa do Consumidor do Maranhão (PROCON/MA), Marcos Lima, e a secretária de Estado Extraordinária da Juventude, Tatiana Pereira.

Ao final, foram aprovados os seguintes encaminhamentos: 1 – Criação de um Grupo de Trabalho para monitorar as ações a serem desenvolvidas pelos órgãos públicos e ouvir a comunidade; 2 – Formalizar as denúncias junto aos órgãos públicos de âmbito estadual e municipal 3 – Prestar contas à comunidade das providências adotadas dia 18/07/2019.