Nesta segunda-feira (24), Dia de São João, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deu sua cartada decisiva para tentar eleger o seu candidato à Prefeitura de São Luís, nas eleições de 2020.

Não é segredo para ninguém que Dino considera Rubens Júnior (PCdoB) o substituto ideal para o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) e vai apostar no programa “Nosso Centro”, lançado nesta segunda-feira, para tentar alavancar a candidatura do seu apadrinhado.

Flávio Dino assegurou o aporte de R$ 140 milhões para o programa que quer revitalizar o Centro de São Luís, uma tarefa bem mais tranquila, principalmente depois da excelente parceria entre o IPHAN e a Prefeitura de São Luís, na gestão Edivaldo.

O program pode ser o divisor de águas dentro do PCdoB para as eleições de 2020 na capital. Está claro que a maioria dos comunistas, inclusive Flávio Dino, preferem a candidatura de Rubens Júnior, que segue patinando nas pesquisas eleitorais, com números ainda inexpressivos.

Se o “Nosso Centro” não der o ‘upgrade’ que os comunistas estão esperando, a alternativa será ter que “engolir” a candidatura de Duarte Júnior (PCdoB). O deputado estadual é o governista mais bem colocado nas pesquisas, dividindo a segunda colocação com o deputado Wellington do Curso (PSDB) e o único do grupo de Dino a conseguir alcançar dois dígitos nas pesquisas eleitorais.

Resta saber é se Duarte Júnior terá paciência e boa vontade, mesmo sendo o melhor governista nas pesquisas, de aguardar o eventual fracasso da pré-candidatura de Rubens Júnior, para só depois ter a legenda do seu atual partido. Vale lembrar que Duarte já foi procurado por alguns partidos para a disputa de 2020, entre eles o PR e o PP.

É aguardar e conferir.