Ao que tudo indica, o deputado estadual Duarte Júnior, que também é pré-candidato a Prefeitura de São Luís em 2020, se quiser mesmo disputar as eleições do ano que vem terá que mudar de partido e deixar o PCdoB.

Oficialmente membros do partido afirmam que a legenda possui, atualmente, três pré-candidatos, já que o vice-prefeito Júlio Pinheiro e o deputado federal Rubens Júnior, também estão na briga para disputar as eleições de 2020 pelo PCdoB.

No entanto, é cada vez mais fácil notar algumas sinalizações da preferência do partido por Rubens Júnior, apesar de sua pré-candidatura ainda não ter decolado e por esse motivo o deputado federal não aparece bem posicionado nas pesquisas eleitorais.

O primeiro grande gesto foi trazer Rubens Júnior de Brasília para São Luís, onde foi dado ao comunista a oportunidade de comandar a Secretaria de Cidades, para tentar viabilizar sua pré-candidatura, mas, até o momento, a mudança ainda não surtiu o efeito desejado.

Flávio Dino fez por Rubens Júnior o que não fez pelo deputado estadual Neto Evangelista, pré-candidato pelo DEM, que esperava retornar a Secretaria de Desenvolvimento Social, mas o governador preferiu deixá-lo mesmo no parlamento estadual, mas isso é outro assunto.

Já neste feriado de Corpus Christi, uma postagem do secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, nas entrelinhas, deixou transparecer também quem é o seu pré-candidato. Durante encontro, que contou com a presença de Rubens Júnior e do secretário de Articulação Política do Governo Dino, Rodrigo Lago, Carlos Lula fez um comentário sobre trabalho no feriado, mas o que chamou atenção foi o #SaoLuis2020.

Ou seja, Duarte Júnior, que dentro do grupo político de Flávio Dino é o melhor posicionado nas pesquisas eleitorais, dividindo a segunda colocação com o também deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), ao que parece, será mesmo preterido no PCdoB e precisará mudar de partido se quiser disputar a Prefeitura de São Luís.

Pelo menos dois partidos, PP e PR, já apareceram como eventuais legendas para Duarte Júnior, que segue sem se posicionar oficialmente sobre o assunto.

É aguardar e conferir, mas Duarte Júnior também precisa entender que o tempo é seu inimigo nessa corrida, pois se demorar muito a se posicionar, quando o fizer, já pode ser tarde demais.