Construir novas estratégias e promover maior acessibilidade para pessoas com deficiência nos espaços e eventos esportivos escolares foram os temas prioritários dos debates durante o I Fórum Maranhense do Paradesporto Escolar. A iniciativa do Governo do Estado realizada, nesta terça-feira (18), no auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), reuniu atletas, treinadores e gestores da área.

Na abertura do fórum, o secretário estadual de Esporte e Lazer (Sedel), Rogério Cafeteira, destacou a iniciativa para inclusão e integração no esporte. “É uma grande satisfação promover esse primeiro fórum com o objetivo de inserir as pessoas com deficiências e, assim, promover a integração, que é própria do esporte. Será um debate frutífero e de êxito para que se amplie, ainda mais, a inclusão, uma forte marca do governo Flávio Dino”, ressaltou o gestor.

Na ocasião do encontro foi aberto um ciclo de palestras com temas referentes à inclusão e acesso. Foram debatidos o esporte paralímpico, sua história e estrutura; acessibilidade aplicada da ética verbal à acessibilidade na atitude; tipos de deficiência elegíveis; aspectos gerais da classificação funcional esportiva; e a atual situação do paradesporto no Maranhão. O evento marcou, ainda, a abertura do I Festival de Paradesporto Escolar, que encerra nesta quarta-feira (19).

A vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Isabel Passinho, que compôs a mesa de discussões, destacou a relevância dos debates “para o conhecimento das demandas da pessoa com deficiência no esporte e o comprometimento na execução de políticas mais inclusivas, considerando o destaque deste público no segmento, apesar de todas as dificuldades”.

Bruno Vinicius dos Santos, 20 anos, é atleta do Parakaratê e contabiliza grandes vitórias. É campeão maranhense de Parakaratê 2018; primeiro colocado no ranking de Parakaratê Olímpico; e aluno do projeto Construindo Sonhos. Para ele, o debate é a chance de levar demandas das pessoas com deficiência para que o esporte inclua cada vez mais. “Ser atleta me trouxe disciplina, estímulo para a vida e mais força para vencer as dificuldades que são impostas a nós. É importante discutir e que essas propostas sejam executadas para que todos tenham o direito e igualdade de condições”, frisou.

O I Fórum Maranhense do Paradesporto Escolar integra as medidas do Plano de Ação da Sedel, com objetivo de promover o diálogo entre os atores do Paradesporto Escolar – professores, escolas, universidades, acadêmicos, gestores e paratletas. A intenção é realizar uma mobilização, na busca e descoberta de talentos esportivos, para que possa haver uma renovação no esporte paralímpico.

Também participaram do evento: o presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Lawrence Melo; a coordenadora do fórum, Rosana Mota, representando a Secretaria de Estado de Educação (Seduc); representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Marcos Veloso; o deputado estadual Duarte Junior; o representante da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), José Ribamar Soares.