Os deputados estaduais do Maranhão deram mais uma demonstração de que a atual legislatura em quase nada vai se diferenciar da composição passada da Casa, quando o que era determinado pelo Palácio dos Leões deveria ser seguido sem contestações. Apesar de a maioria dos parlamentares ter sido eleita com o discurso de nova política, na prática, na mudou.

A prova é o veto total ao projeto de lei do deputado César Pires (PV). Apesar de ter sido aprovado por unanimidade, a matéria – que evitaria cortes no fornecimento de energia nos fins de semana e nos feriados – foi vetado pelo governo.

Ao chegar o veto, Pires tentou lembrar os colegas de que todos concordaram com a proposta, que deixaria os consumidores sem sofrer com suspensão dos serviços em fins de semana. Nada adiantou.

Para não contrariar o governo, os deputados preferiram se “desdizer” e mantiveram o veto do governador ao projeto.

Para César Pires, ficou claro que os colegas não estão preocupados com as questões da sociedade e sim políticas. Ficou claro que um deputado de oposição não deve ter qualquer proposta aprovada, mesmo que esta vá favorecer a população.

Para os eleitos com os votos dos eleitores que clamavam por mudança, a maioria da composição da Assembleia Legislativa é, no mínimo, uma decepção.

Estado Maior