Nesta quinta-feira (14), a gestão do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) marcou mais um ponto interessante com a inauguração e entrega do Museu de Gastronomia, no Centro Histórico de São Luís.

Além da obra em si, que já se fazia necessário para uma capital, a sua localização foi ainda mais acertada, já que acaba sendo mais um investimento para a valorização do Centro Histórico, que após essa série de iniciativas executadas pela gestão Edivaldo, tem recebido ainda mais turistas.

O Museu da Gastronomia é resultado da parceria da Prefeitura de São Luís com o Ministério do Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ideia também é de valorizar e promover a gastronomia maranhense.

“A Prefeitura de São Luís entrega mais um importante elemento para valorizar a cultura local e mostrar ao mundo toda a diversidade da nossa gastronomia que é tão apreciada e as peculiaridades das nossas tradições. Com a criação de mais este espaço, vamos ofertar à população e aos turistas mais uma alternativa de entretenimento cultural. Além disso, o Museu da Gastronomia Maranhense é mais uma iniciativa pensada para a revitalização do nosso Centro Histórico e para estimular a visitação à área que, por si só, já tem tanta representatividade cultural da nossa história”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O museu ocupa um dos mais belos casarões coloniais da Rua da Estrela, amplamente restaurado para contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, que poderão se deleitar com os sabores regionais e apreciar todos os elementos que compõem a cozinha de raiz da culinária maranhense.

A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local, que encanta com o olhar e com o paladar, porque é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada.

Como cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto. Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense será exortada no Museu de Gastronomia para proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

“Com a parceria celebrada entre o Iphan e a Prefeitura de São Luís estamos oferecendo ao público um novo espaço. Então, além da restauração, estamos dando uso a este local e tornando-o mais um equipamento cultural de suma importância tanto para a sociedade de São Luís quanto para aqueles que nos visitam”, destacou o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

Inegavelmente é uma obra em que todos ganham, principalmente São Luís.