Foi confirmado que o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) instaurou uma investigação para apurar as condições de infraestrutura da BR-010 no perímetro urbano no município de Imperatriz, localizado a 626 km de São Luís.

Por ser uma estrada federal, a via é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e por conta disso a investigação é de competência do MPF.

De acordo com o MPF-MA, certidões elaboradas por técnicos de Segurança Institucional e Transporte da PRM apontam as péssimas condições estruturais da rodovia, que está sem sinalização e não possui aparelhos que proporcionam mais segurança aos motoristas, pedestres e ciclistas que trafegam na área.

Os laudos também apontaram problemas graves de infraestrutura nas vias que ligam Imperatriz aos municípios de João Lisboa e Davinopólis, localizados no sul do estado. Foram constatados que são realizadas diversas operações ‘tapa-buracos’, mas esse procedimento traz novos problemas pois surgem elevações na pista, tornando o tráfego de veículos mais perigoso.

Com isso, o MPF enviou ao DNIT em Imperatriz um ofício e pede que o órgão se manifeste em até 15 dias, respondendo qual serão as medidas adotadas para a solução do problema, se há projetos para a melhoria e modernização da infraestrutura da BR-010 e em qual estágio se encontra o projeto de duplicação da via e no que consiste esse projeto.

MP – Bem que o Ministério Público do Maranhão poderia seguir o exemplo do MPF e se preocupar com as péssimas situações das estradas estaduais, principalmente a MA-315.

A MA-315, conhecida como Rota das Emoções, foi inaugrada em janeiro deste ano e, menos de 90 dias depois, em março já apresentava graves problemas na via recém-inaugurada.

Uma pena que o MP do Maranhão, pelo menos até agora, ainda não seguiu o exemplo do MPF.

É aguardar e conferir, afinal a esperança é a última que morre.