Tem crescido a possibilidade de que o juiz Roberto Veloso entre na disputa pela Prefeitura de São Luís, nas eleições de 2020. Inclusive alguns analistas políticos já o apontam como o outsider nas eleições do ano que vem.

Apesar de ter nascido e se formado em Direito no Piauí, Roberto Veloso ganhou destaque no Judiciário atuando no Maranhão e chegou até a presidência da AJUFE – Associação dos Juízes Federais no Brasil.

O nome de Veloso já tem sido sondado por alguns partidos para a eventual disputa, entre eles o NOVO e o PSL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro. Inclusive é da equipe de Bolsonaro, um dos maiores incentivadores da candidatura de Veloso.

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, amigo pessoal de Roberto Veloso, tem defendido a ida do juiz para a política, onde disputaria a Prefeitura de São Luís.

Entretanto, nem tudo são flores no eventual caminho que será traçado por Veloso, afinal a experiência que os maranhenses tiveram com um juiz federal deixando a toga e indo para a política não foi das melhores.

O exemplo, nada agradável, para o eleitor é justamente o atual governador do Maranhão, Flávio Dino. O comunista trocou os tribunais pelas urnas e apesar de ter sido reeleito, em primeiro turno, a experiência política de Dino não é nada satisfatória, com praticamente todos os índices piorando, tanto que o Maranhão, na gestão comunista, teve um aumento da pobreza extrema nos últimos quatro anos.

É visível que a postura de Roberto Veloso é bem diferente da adotada por Flávio Dino, começando pelo partido que Dino escolheu para adentrar na política, mas que será inevitável a comparação, isso será, e fatalmente esse deve ser um grande obstáculo para Roberto Veloso, mostrar que pode ser diferente e melhor do que o comunista e ex-juiz está sendo.

É aguardar e conferir.