O grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB) e do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), possui um leque de pré-candidatos para 2020 na disputa na capital, mas a situação mais complicada parecia ser justamente a do PCdoB.

Enquanto a maioria dos partidos aliados possui apenas um pré-candidato, o PCdoB já despontava com dois nomes, os deputados Rubens Júnior (federal) e Duarte Júnior (estadual).

Rubens Júnior parece ser o nome preferido do alto escalão do PCdoB, tanto que deixou a Câmara Federal e foi colocado estrategicamente na Secretaria de Cidades no Governo Flávio Dino.

No entanto, Rubens estava enfrentando internamente a “disputa” com o deputado estadual Duarte Júnior, que veio de um resultado expressivo das urnas, principalmente em São Luís, nas eleições de 2018.

Só que Duarte Júnior errou, errou feio e pecou pela imaturidade, misturada com a sua inexperiência política. Os erros de Duarte, que não foram poucos, lhe renderam a “perda” do PROCON e a antipatia de colegas e boa parte da imprensa maranhense.

Duarte, inegavelmente, saiu muito enfraquecido do episódio e perde espaço na disputa interna com Rubens Júnior.

Caberá agora a Rubens Júnior aproveitar o mau momento do “adversário interno” para tentar, inicialmente, se consolidar como o nome do PCdoB para 2020, para somente depois se viabilizar na disputa contra os demais candidatos, dos outros partidos.

É aguardar e conferir, mas lembrando que apesar de bastante enfraquecido, Duarte Júnior não está “morto” e não pode ser totalmente descartado para 2020.